Continuando as reminiscências de minha mãe sobre sua infância e adolescência...
(trechos de autoria de Elsi)
..."Com a transferência para o Rio Uruguai, nova mudança para a família. A mãe(Rosinha) não gostou,
pois estava acostumada com a cidade, onde residiam alguns familiares, e as crianças estavam adaptadas. A cidade de Rio Uruguai ficava no extremo sul de Santa Catarina, quase nos limites com o Rio Grande do Sul. No meio do caminho ficava União da Vitória, onde moravam Paolo e Júlia(irmãos e cunhados de João Baptista e Rosa); Paolo ocupava cargo de importância na Rede Ferroviária.
O casal foi esperá-los na Estação, levando cestas com alimentos e roupas, e doces para as crianças, pois pela frente havia um longo caminho ainda.
Chegaram à noite em Rio Uruguai, pequenino lugar encravado entre morros.Poucas casas, dois armazéns(um de fazendas, outro de mantimentos), um hotelzinho, a estação ferroviária ,e mais nada.
Macacos(bugios) urravam à tardinha, e no princípio chegara a amedrontar.
Logo, porém, todos estava incorporados à paisagem, na qual o rio era o grande protagonista. E o lugar, embora muito pequeno, transformou-se para eles no melhor lugar do mundo.Um verdadeiro paraíso...
As crianças e o rio, que dera nome ao lugar, fizeram uma parceria de sonhos e encantos. Um rio sem poluição, com muitos peixes(Elza os pegava com as mãos), pedras e muita história, se tornou para as crianças, no melhor e mais inesquecível dos amigos...
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial