sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Mais trechos significativos de carta de Brasílio para Elza...


      Londrina, 10 de setembro de  1965.

             
                               Caríssima Elza

Recebi, com muita alegria, sua amável carta  e  as carinhosas de Elsi e Cristina.

Em virtude de imensas tarefas profissionais aliadas a outras culturais, além da campanha de reflorestamento, serei muito breve em a resposta  à carta de você, pois já é quase meia-noite, e pretendo responder às  de nossas filhas, como escrever uma rápida carta  para Isabela.

Exatamente em o dia mais feliz de minha vida há 31 anos, de oito para nove, estive com dores irritantes em o fígado, cabeça e nevrálgica em o lado direito do rosto...

Deitava, levantava, andava, sentava, das 2 às 6:30 da manhã; até me lembrei de seus achaques e processo de reagir à dor, como também fiz uma comparação do dia de nosso casamento e o desse de setembro.

Tudo passa nesta vida!... mas os netos compensam todos os naturais aborrecimentos e a solidão imposta
pelo dever. 

Em oito de setembro de 1934, com todo o meu ser a cantar a marcha do amor, jamais houve dia mais brilhante e excepcional para mim, a natureza me sorria, pareceu-me dourado dia vindo especialmente para mim, para nós, do rico reino da felicidade. Nem me lembrei mais do chuvisco e das ruas cheias de poças de água e lama, com a música dos sapos ,o céu escuro, para mim ele nunca pareceu mais estrelado, como se à esfera  celeste se comemorasse o nosso casamento.


Agora sei que as estrelas só estavam dentro do meu coração.

Lembrei-me do aniversário de Isabela, antes da data, depois são tantas as tarefas  a mim impostas pelo mundo, principalmente o mundo dos humildes de nossa  pátria, nunca tão desventurada; chego a ficar com tédio de tanto trabalhar e com tão pouco resultado pela minha longa tarefa de gratidão a todas as pessoas excelentes encontradas nesta curta jornada, e, dentre todas, você ocupa o primeiro lugar dentro de meu já tão cansado coração; assim mesmo sempre valente a serviço das nobres causas humanas.

Com a carta de Isabela, irá, em seu nome, um cheque para um presente para nossa neta querida.

Exato, nossos netos são um encanto, mas mesmo mais do que a infância de nossas filhas, quando vivíamos maravilhados da vida, isso certamente é o valor biológico do célebre pensamento:"SER AVÔ ou melhor ainda, SEREM AVÓS É SEREM PAIS DUAS VEZES".

Por isso sofro a solidão, porque quero cooperar para a felicidade de minha mulher, de nossas filhas e, sobretudo dos nossos netos.

Bem que gostaria de nesses instantes revê-los, porque sinto saudade de todos, sendo meu coração e pensamento e a saudade deles é maior e maior a do caçula, a quem pouco cheguei a ver.
































0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial