terça-feira, 9 de agosto de 2011

 E mais trechos de cartas de mãe...


...As meninas estão alvoroçadas com o Natal e o presentes.  Com a leitura da carta, na qual v. diz que elas devem planejar os presentes e pedir dinheiro, v. só vai ver; elas vão dar uma grande facada. Eu disse à Lavínia: isto é mto. dinheiro, e ela: a Sra. não dê palpite, o papai tendo, ele dá.
Fui comprar, ontem, sapato, sandália e vestido p. Maria Cristina. Como ela está toda feliz! A todos que chegam aqui ela  corre mostrar; tbém, há um ano que ela ganhou sapato; tbém tive de comprar uma sandália p. Elsi.Estou fazendo os vestidos delas.

...Aqui está uma seca terrível, os poços estão secando.

...Lavínia está fazendo provas, vai mto. bem. M.C. já fez, e é quase certo distinção; as examinadoras me disseram que ela ganhou tudo 10- 96.Elsi está preparando os papéis p. o exame de admissão. Amanhã vai tirar retrato, lá se vão 20 crzs.
Dizem que nosso pagamento vai sair no começo de dezembro, Deus permita. Quero comprar um bom presente p. você, pelo Natal.
Elsi está estudando p. os exames, está tão contente!
Fechamos de manhã a casa, às 10 horas ela volta; é uma apuração danada.

(E, no verso desta carta)

Bom Dia! Está quase na hora de ir à aula. Dormiu bem?
Aqui passamos sem novidade. Não compre mais sedas p. mim; não gosto. Controle o dinheiro.
Precisamos afundar o poço, que está fazendo enorme falta.
(Tínhamos de pegar água no poço do vizinho, bem mais distante.)

Acho que ainda em janeiro não poderemos ir p. aí. É preciso muito dinheiro.
Ida virá morar aqui e não pode arrumar o poço. Ela cuidará bem da casa.

Muitos beijos, da Gringa.

(Naqueles tempos, as professoras recebiam  seus vencimentos com muito  meses de atraso e, geralmente referentes a um só mês...)

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial