quarta-feira, 30 de junho de 2010

Continuação das lembranças...



..."Fomos morar em Ponta Grossa,na rua Do Rosário, numa casa de esquina com
portas envidraçadas; tinha um pé de magnólia muito cheirosas na frente,
a qual ficava cheíinha de flores.

Essa casa ficava perto da Estação, e meu pai era maquinista;
ele fazia as viagens de Ponta Grossa a Curitiba, e quando passava
apitava com um apito de trem lindo e bem comprido, enquanto se distanciava.
Nós corríamos para vê-lo...
Sempre fui fascinada por trens, desde aquela época...
Nessa ocasião, minha mãe estava grávida, não lembro de qual filho(foram onze,
ao todo, mas sobreviveram oito.)
Um dia, mandou-me com Nêne(apelido de Antonio) chamar a parteira.
Quando voltávamos com ela, que vinha sacudindo sua maleta , eu disse para
meu irmão: -Ali dentro está o nenenzinho , e ela sacode a maleta para ele
não chorar..."

..."Minha tia morava na mesma rua, na esquina; era essa tia(Júlia) irmã
de mamãe(Rosinha), casada com o irmão mais velho(Paolo) de meu pai(João Baptista).
A casa era de pessoas com posses, pois tio Paulo era chefe na Rede
Ferroviária.
Íamos, eu e Nêne visitá-los, e ficávamos ,quietinhos, a olhar os móveis
bonitos e a decoração.
Eu gostava ver um quadro grande retratando o rei da Itália com a rainha e
duas filhas moças, uma chamada Matilde e a outra Mafalda.Achava lindo esse
quadro, e quando nasceram minhas irmãs gêmeas, quis que pusessem esses
nomes nas mesmas; que, infelizmente, não viveram muito tempo..."

..."Estudei no Colégio Santana, em Ponta Grossa, no alto da rua onde
morávamos. Ali estudei e aprendi a fazer tricô. Mas foi minha mãe quem me ensinou a ler.
Quando ia para a Escola sempre via jornais jogados, com manchetes sobre
a Primeira Guerra Mundial. As pessoa detestavam o Kaiser...

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial