quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Pai e Lavínia

Os pais de minhas amigas eram autoritários e machistas, enquanto o meu era liberal e adiantado para a época; deu-nos a maioridade  civil antes que fizéssemos 21anos,quando comprou um terreno em nossos nomes.

Por ter tido paralisia infantil, que  lhe prejudicou o desenvolvimento e a força do braço e perna do lado direito, fez exercícios, nadou e até andou de bicicleta(após inúmeras quedas).

Lembro-me dele aprendendo a andar com ela em frente de nossa  casa,e provocando   risos em uma vizinha ao vê-lo cair muitas vezes, mas não desistir...

Depois, ia de bicicleta até às cidades que ficavam   perto de Mandaguari, onde morava(e eram muitas, pois  bastante próximas...)

Com tudo isso, desenvolveu muita força  no  braço e perna do lado esquerdo, tendo mesmo nestes uma força além do normal.

Também me recordo dele e de Lavínia(com 18 anos, mais ou menos- e ela era bastante forte), os dois "lutando" jiu-jitsi pelos cômodos da casa, e o barulho que faziam ao caírem sobre a madeira do assoalho; mamãe não gostava de tantas quedas sacudindo a casa, mas os dois se divertiam muito!...

Quanta saudade  daqueles bons tempos...

4 Comentários:

Às 5 de fevereiro de 2012 às 12:40 , Blogger Jô Bibas disse...

Maria Cristina, que bom que gostou do ArteAmiga. Confesso que viajar não é sempre decisão minha, adoro ficar na minha casa, com minhas coisas. mas quando a família está espalhada pelo mundo, não tem jeito.
Venha sempre!
E adorei a história de superação do seu pai.

www.arteamiga.wordpress.com

 
Às 13 de janeiro de 2013 às 20:29 , Blogger Maria Cecilia Camargo. disse...

Pouco lembro do meu tio avô. O convívio era mais com vcs e com a tia Elza. Lamento. Sei que ele era muito inteligente. Deve ter sido muito diferente para a sua época. Minha mãe falava dele, contando que ele gostava de fazer testes. Acho que ele mesmo criava estes testes que davam algum nível da inteligência da pessoa. Na ocasião, nao eram reconhecidos.

 
Às 17 de janeiro de 2013 às 10:00 , Blogger da Saudade disse...

Maria Cecília, esses testes aos quais se refere eram mto usados para avaliar a QI das pessoas, geralmente alunos; não foram criados por ele, não... Elsi, que fez o Curso de Magistério, tem alguns.Já sei que v. vai querer fazer; qdo vier à Curitiba... E , é claro que vai dar um cociente alto...

 
Às 17 de janeiro de 2013 às 10:28 , Blogger da Saudade disse...

Ou seria, quociente?

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial